SOBRE A DOENÇA
A sinusite é uma doença bastante comum, em que ocorre inflamação dos chamados “seios da face”. Esses seios são espaços vazios encontrados nos ossos do crânio e da face. Os maiores e mais conhecidos são os seios maxilares, que se localizam um de cada lado do nariz, na região logo abaixo dos olhos. Eles possuem pequenos canais que se ligam à parte do fundo do nariz.
Os seios da face são revestidos por uma membrana de tecido que secreta muco. O muco ajuda a lubrificar as passagens aéreas e promove a limpeza de pequenas partículas de pó e sujeira que respiramos normalmente. é muito importante também como defesa imunológica contra agentes que possam causar doença, como bactérias e fungos. O ar, quando passa pelas narinas e pelos seios da face, é aquecido e umidificado para prepará-lo a ir aos pulmões.
COMO SE ADQUIRE
Normalmente, quando pegamos um resfriado ou desenvolvemos alergia, o nariz e os seios da face reagem produzindo mais muco. Porém, se esse muco se torna infectado por bactérias ou vírus, a situação se complica, gerando a sinusite.
SINTOMAS
Os sintomas típicos da sinusite são sensação de pressão atrás das bochechas, aumento da congestão nasal, catarro amarelo-esverdeado, dor nos seios da face quando palpados e até mesmo “dor-de-dente” na região logo acima dos dentes superiores, na área afetada. Pode haver febre, dor de cabeça ou tosse, devido ao catarro que escorre por trás da garganta, principalmente quando a pessoa está deitada e o catarro dos seios vai drenando para a faringe.
Normalmente, a sinusite lembra um resfriado que dura mais de uma semana, com a adição dos sintomas – como o catarro amarelado – citados anteriormente.
COMO PREVENIR
O tratamento da sinusite se baseia em antibióticos comuns. Podem ser usados descongestionantes orais ou nasais (usados sempre por poucos dias), para aliviar os sintomas. Outros tratamentos são baseados no uso de mucolíticos e inalações, que promovem a drenagem do catarro. A tendência é de se obter melhora rápida com esse tratamento. Mas há alguns casos que não curam, tornando-se “sinusites crônicas”.
A sinusite crônica é definida como uma infecção dos seios da face que dura mais de 3 meses. Em geral, essa condição resulta do bloqueio das aberturas dos seios da face. Alguns casos são devidos à destruição da membrana que forra os seios da face. Com isso, o muco que é produzido não consegue ser drenado normalmente, favorecendo o crescimento de bactérias e gerando assim a infecção.